Gênero textual Reportagem, elaborado pelo 7º ano entrevista com a Irmã Lidia Mader

A MISSÃO DE LIDIA MADER

No dia 31 de agosto de 2021, a Irmã Lidia Mader, atualmente exercendo suas funções no município de Paraíso do Norte no estado do Paraná, concedeu uma entrevista ao 7° ano da Escola Vicentina Nossa Senhora Aparecida, fixada neste mesmo município.

Nesta ocasião foi possível saber um pouco mais sobre como é a vida de uma religiosa.

No início da entrevista a Irmã começou relatando um pouco de sua história e passou a palavra aos estudantes que iniciaram suas perguntas.

VIDA RELIGIOSA

A Irmã Lidia Mader nasceu em Erechim - RS, dentro de um família que exercitava intensamente sua fé, e este exercício foi o que a impulsionou a se consagrar como uma irmã da caridade.

Certa de sua escolha junto a seu pai, procurou em sua região seminários em que pudesse ingressar, mas foi em Curitiba - PR, que iniciou no seminário Vicentino, sua formação religiosa.

Aos dezoito anos se consagrou, e já exerce sua vocação há sessenta anos, afirmando que o que a mantem em sua missão é vencer "O maior desafio é ser convicto do amor e fé".

A VIDA EM ANGOLA

A religiosa resolveu ir para um país onde pudesse ajudar ao próximo de forma mais efetiva do que já fazia, por isso após um processo de preparação foi enviada à Angola.

Angola, na época da chegada da Irmã estava em guerra, apresentava uma situação econômica e social precária, ela e suas companheiras alojaram-se em uma casa sem janelas; sem mobília e sem água.

Com o passar do tempo, as Irmãs conseguiram um terreno para construírem sua casa e formarem uma lavoura para alimentar as pessoas carentes da região, nessa ocasião Irmã Lidia tinha como atribuições as funções de: catequista, administradora do sítio onde havia a lavoura, professora e uma das fundadoras da Pastoral da Criança naquele país, tendo sido a líder durante sua estadia lá.

Após vinte e dois anos em Angola, a religiosa retornou ao Brasil, trazendo consigo memórias marcantes como a culinária, as crenças não cristãs, os hábitos de vestuário e as conquistas que as Irmãs e colaboradores obtiveram em prol do bem comum.