Dia da Educação Vicentina 2023
O Dia da Educação Vicentina (DEV) é um evento assumido pelas Comissões de Educação das províncias das Irmãs Filhas da Caridade que dinamizam a Educação Vicentina no Brasil. É comemorado anualmente na data de 03 de abril, recordando a chegada das doze primeiras Irmãs, vindas da França, nesta data do ano de 1849. Esse é também o marco da fundação do Colégio Providência, primeira obra educacional vicentina do país, ativa até os dias atuais.
Além dessa referência histórica, o DEV também tem como objetivo expressar o vínculo de carisma e missão entre as instituições educativas presentes na circunscrição geográfica das seis Províncias: Província da Amazônia, Província de Belo Horizonte, Província de Curitiba, Província de Fortaleza, Província do Rio de Janeiro e Província do Recife. Marcadas por particularidades de história, cultura e perfil de processos educacionais, as Províncias têm em comum uma mesma identidade confessional, bem como referenciais pedagógicos e pastorais oriundos da tradição vicentina.
Atualmente, a Educação Vicentina marca presença nas cinco regiões do país e, atualmente, abraça um conjunto de 32.062 estudantes, que integram 73 Instituições, contando com a presença e atuação de 3.930 educadores e educadoras.
Celebrado pela primeira vez em 2017, o DEV é uma ocasião oportuna para estreitar relações, compartilhar experiências e aprofundar o conhecimento mútuo entre a Comunidade Educativa Vicentina de todo o Brasil. Nesse sentido, algumas iniciativas podem ser impulsionadas localmente para bem celebrar essa data:
1. Revisitar a história da Instituição Educativa local, buscando verificar os contextos e motivações que levaram à sua fundação;
2. Compartilhar com estudantes, educadores/as e famílias a configuração da Educação Vicentina em nível de Brasil, fortalecendo o sentido de pertença a uma rede de experiências e realidades plurais;
3. Promover rodas de conversas e estudos dirigidos entre equipes e educadores/as, aprofundando nossos referenciais pedagógicos e pastorais;
4. Partilhar iniciativas e sugestões de como fortalecer a identidade e a vivência do carisma vicentino em nossas Instituições.
Que este dia possa ser vivido por todos nós, Educadores/as Vicentinos/as, como uma ocasião propícia para fortalecer nosso empenho pela continuidade da missão educativa que nos congrega e irmana, no seguimento das trilhas deixadas por São Vicente e Santa Luísa.
Voltar