A Educação Vicentina, em sua busca por integrar ser, agir e conviver, mediados pela experiência do conhecimento mobilizado em situações de aprendizagem significativas e estimulantes, compromete-se a contribuir eficazmente para a educação integral dos estudantes. Assenta seu compromisso no cultivo e compartilhamento de uma crença, um valor fundamental, de que as crianças, adolescentes e jovens que nos propomos educar são seres potentes, capazes e que acreditamos neles.
Por isso nos empenhamos em “fazer com” nossos estudantes e não mais “para”. Comprometemo-nos a converter nossas escolas em comunidades de aprendizagem, em que o ensino deixa de ser um fim em si mesmo e vai se tornando um meio para que todos aprendam. Mediação que se adapta, flexibiliza-se e se personaliza atendendo às singularidades e diferenças de cada estudante, protagonista da construção e ressignificação dos saberes, responsável por suas escolhas na composição de seu projeto de vida.
A Pedagogia Vicentina concebe:
- a educação, direito inalienável de todos os cidadãos, como processo dialógico e comunicativo pautado no direito ao desenvolvimento e às aprendizagens de cada estudante vicentino;
- a escola como Comunidade de Aprendizagem, espaçotempo de formação, de comunicação e de inclusão, que envolve, integra e corresponsabiliza todos os seus sujeitos: educadores, estudantes e famílias;
- a prática, comunicativa e dialógica, fundamentada na realidade dos sujeitos da escola, que os reconhece, valoriza e inclui, buscando inovar e qualificar sempre seus processos educacionais;
- o estudante, sujeito de direitos e de responsabilidades, como foco dos processos educacionais em vista de seu desenvolvimento integral, protagonista de suas aprendizagens e de seu projeto de vida;
- a avaliação, em perspectiva formativa e integrada ao processo ensino-aprendizagem, como mediação para acompanhar, orientar e reorientar os processos de desenvolvimento e de aprendizagem dos estudantes vicentinos.