SETEMBRO – MÊS DA BÍBLIA E DE SÃO VICENTE DE PAULO

O mês de setembro é marcado por datas importantes para a Rede Vicentina de Educação. Mês da Bíblia e no dia 27 de setembro celebramos do Dia de São Vicente de Paulo, fundador da Companhia das Filhas da Caridade, da Congregação da Missão e da Associação Internacional da Caridade.

Para celebrar o mês da Bíblia, a equipe de Pastoral Escolar Vicentina (PEV) da Escola Vicentina Nossa Senhora Aparecida de Paraíso do Norte,motivou a leitura de versículos bíblicos diários. Para isso, cada dia eram lidos 3 a 4 versículos de cada livro, escolhidos por seus leitores (professores, estudantes, colaboradores e irmãs), um versículo por livro e assim construímos a nossa Biblioteca de Livros Bíblicos.

No dia 27 de setembro iniciamos o Dia de São Vicente de Paulo com uma celebração Eucarística na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, às 7h30m com toda a comunicade escolar, pais e Grupo de Vicentinos da cidade. Um lindo momento de oração, celebração e gratidão ao Patrono da Caridade.

Ainda neste dia foi realizada a Gincana Vocacional - Bíblico-Vicentina. A gincana envolveu todos os estudantes, familiares e educadores vicentinos. Os estudantes receberam previamente um questionário com possíveis perguntas para a gingana. Os  responsáveis participaram ajudandando seus filhos a realizar essa tarefa. Também receberam algumas tarefas que precisavam ser organizadas previamente como:

• Uma Bíblia impressa em língua diferente de Português
  • Convidar uma pessoa que foi ou é vicentina (ex aluno, ex professora, ex funcionário (a), da Sociedade São Vicente de Paulo= SSVP)
  • Arrecadar alimentos - 10 pontos por quilo ou item.
  • 3 chutes a gol – 10 pontos a cada acerto - (três estudantes)
  • 3 cestas de basquetes – 10 pontos a cada acerto – (três estudantes)
  • 3 arremessos de handebol – 10 pontos a cada acerto (três estudantes)
  • Aniversariantes do dia 27/09
  • Pessoas com o nome de Vicente (RG ou documento que comprove)
  • Uma agenda antiga da escola - a mais antiga vence.
  • Um símbolo que represente o Vocação Matrimonial.
  • Construção de um cartaz por equipe (mapa da França localizando Pouy, o mapa do Brasil localizando Mariana – MG, o mapa do Paraná localizando Curitiba- Abranches, local onde as 3 Irmãs chegaram há 120 anos e o mapa de Paraíso do Norte).

A Gincana foi um momento muito produtivo, de participação dos estudantes, onde muitos objetivos foram atingidos, eles aprenderam sobre a vida e obra de São Vicente, aprenderam sobre vocação, aprenderam sobre a Bíblia e seus livros e colaboraram com a arrecadação de alimentos. Ao todo foram arrecadados 609 Kg de alimentos, que serão doados as pessoas que mais necessitam do nosso município. A doação será organizada com a ajuda do Grupo de Vicentinos de Paraíso do Norte.